Brucelose Canina: como diagnosticar?
A brucelose canina é causada pela bactéria gram-negativa Brucella melitensis, subespécie canis ou, simplesmente, Brucella canis, sendo importante em canis comerciais devido às perdas reprodutivas observadas
A brucelose canina acarreta principalmente em abortamento no terço final de gestação em fêmeas e epididimite grave e prostatite em machos. Em menor grau, outros sinais também podem ser observados como letargia, perda de peso, linfoadenopatias (principalmente em animais pré-púberes), perda de libido, falhas na concepção e morte de filhotes aparentemente normais dias após o nascimento.
A transmissão da brucelose canina pode ocorrer de forma venérea (durante a cópula) ou por via oral pelo contato com secreções genitais e fetos abortados
A Brucella canis penetra diretamente na mucosa vaginal, peniana, oral ou conjuntival. Após a bacteremia no interior dos leucócitos, a bactéria se aloja no interior de tecidos ricos em esteroides gonadais e em células reticuloendoteliais, podendo permanecer por longos períodos. Assim, geralmente as infecções são crônicas e podem ser assintomáticas.
O diagnóstico
Aconclusão do diagnóstico de brucelose canina baseia-se no histórico do animal associado a detecções laboratoriais do agente. A cultura microbiológica e a Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) podem ser realizadas a partir do sangue, pois em cães é evidenciado bacteremia persistente por 6 a 64 meses, urina, sêmen, fetos abortados e secreções genitais. Testes sorológicos também podem ser empregados, como a imunocromatografia e a soroaglutinação. Contudo, resultados falsos-positivos podem acontecer e exames diretos são imprescindíveis para confirmação da infecção.
O tratamento
Muitas vezes o tratamento da brucelose canina não é recomendado, devido a localização intracelular da bactéria. Quando instituído, o tratamento é longo e com chances de fracasso. Desta forma, a controle e prevenção da brucelose canina é fundamental para evitar perdas reprodutivas nos canis. Recomenda-se testar sorologicamente os animais antes da reprodução ou recém-adquiridos e realizar quarentena. A eutanásia de animais positivos pode ser uma alternativa viável em canis, visto os prejuízos causados por ela e a possibilidade de transmissão aos humanos (zoonose).
Conte com o VERTÀ – Laboratório Veterinário para diagnóstico de brucelose canina. Oferecemos testes sorológicos, cultura microbiológica e PCR para diagnóstico e monitoramento dessa enfermidade. Entre em contato conosco!