31/03/2022

ISO/IEC 17025 CONFIABILIDADE, PRECISÃO, COMPETÊNCIA E CONFIANÇA NOS RESULTADOS AO LABORATÓRIO

A ISO/IEC 17025 (International Laboratory Accreditation Cooperation – ILAC e Interamerican Accreditation Cooperation – IAAC) qualifica a confiança na operação e competência laboratorial para gerar resultados de ensaios válidos, seguros e rastreáveis.

Ela chancela o rigor, garante a confiabilidade e precisão dos ensaios (exames) realizados pelo laboratório, cujos resultados têm reconhecimento/validade internacional por conta de acordos de reconhecimento mútuo dos quais o INMETRO é signatário.

Também conhecida popularmente como “norma de qualidade de laboratórios”, a ISO 17025, visa atestar a competência técnica de um laboratório.

A ISO/IEC 17025 somente é concedida para o laboratório que garantam a qualidade e validade das medições, incluindo utilização de ensaios/métodos normalizados ou validados, atendendo aspectos como cálculo da incerteza de medição, garantia permanente da cadeia de rastreabilidade de equipamentos, ambientes e insumos utilizados, equipe treinada e capacitada, calibração periódica pela RBC de equipamentos, insumos, materiais e instrumentos, uso permanente de controles e materiais certificados (MRC), ensaios de proficiência intra e interlaboratoriais periódicos, auditoría interna periódica de acordo com a 17025, auditoria e avaliação periódica por especialistas do CGCRE/Inmetro, tramitação e análise da auditoria por gestores/coordenação de acreditação, e, por fim, caso todos os requisitos sejam atendidos, há a concessão do certificado de acreditação.

Ela garante competência do laboratório em realizar os ensaios (análises), qualidade dos resultados, evidencia e garante a rastreabilidade. Além disso, essa acreditação é reconhecida internacionalmente. Existe uma série de ensaios (análises) que necessitam ser realizadas por laboratórios acreditados pela ISO/IEC 17025, para ter resultado aceito por portarias/resoluções, seja para atender o mercado nacional ou internacional.

VERTA LABORATÓRIOS INTEGRA A REDE BRASILEIRA DE LABORATÓRIOS DE ENSAIO (RBLE)

O VERTA Laboratórios, com o objetivo de evidenciar a competência técnica na realização de ensaios, é acreditado pela Cgcre/Inmetro de acordo com os requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

Desde 2014 conquistamos a ISO/IEC 17025 (International Laboratory Accreditation Cooperation – ILAC e Interamerican Accreditation Cooperation – IAAC) que qualifica a confiança na operação e competência laboratorial para gerar resultados de ensaios válidos, seguros e rastreáveis.

O escopo de acreditação do VERTA Laboratórios inclui ensaios (exames) para, cujos resultados têm  alidade/reconhecimento internacional por conta de acordos de reconhecimento mútuo dos quais o INMETRO é signatário. Somos auditados periodicamente pelas agências reguladoras, parceiros nacionais e multinacionais.

Também somos credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e CIDASC – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina para programas oficiais.

Ensaios laboratoriais para pequenos animais
Ensaios laboratoriais para o agronegócio.
Ensaios laboratoriais para a indústria de alimentos e indústria farmacëutica
VERTÀ Laboratórios matriz
Instituto de Pesquisa e Diagnóstico Veterinário
Avenida Lions, n° 1380
CEP: 89520-000, Curitibanos, SC.
Ver no mapa
VERTÀ laboratórios - Filial
Rua 20 de Setembro, n° 610 – Sala 104
CEP: 99025-580, Centro, Passo Fundo, RS.
Ver no mapa
Open chat